O nome Gabriel em hebraico escreve-se Gebher El. A palavra Gebher em português significa “humanidade” e El corresponde a palavra “Deus”. Portanto a energia divina representada pelo nome Gabriel simboliza a ação de Deus junto aos homens. A imagem de Gabriel é representada de várias maneiras; geralmente os artistas procuram esculpir ou desenhar a imagem do Arcanjo trazendo nas mãos um lírio, um ramo de oliveira ou uma tocha, simbolizando respectivamente algumas das virtudes transmitidas por Gabriel: paz, boas notícias e iluminação. Outra forma ainda é Gabriel com a trombeta, simbolizando o Arcanjo da anunciação, que procura transmitir a voz de Deus para a humanidade. Gabriel é o guardião do Plano Imaculado, ele guarda consigo todo o nosso plano evolutivo.

A ascensão é parte de um processo constante. Cabe a ele auxiliar o homem cumprir sua missão espiritual. O Arcanjo Gabriel distribui luz, energias de purificação. Invoque-o.

Oração ao Arcanjo Gabriel: ‘‘Amado Arcanjo Gabriel, Anjo da Ascensão, fiel mensageiro de Deus, abri as vossas asas e acolhei-me em vosso campo áurico! Amado Arcanjo Gabriel, necessito de vossa ajuda para elevar as minhas vibrações; Amado Arcanjo Gabriel, derrama a vossa Luz sobre mim, fortaleça-me; Amado Arcanjo Gabriel, Anjo da esperança e da paz, iluminai os meus passos neste dia. Protegei-me e amparai-me em todas as minhas atividades. Amado Arcanjo Gabriel, Anjo da esperança e da paz, envia os teus Anjos, aqueles que nos acompanham na terra e aqueles que velam por nós no céu, para me amparar, intuir e guiar. Amado Arcanjo Gabriel, Anjo da esperança e da paz, conduza-me em todo o meu caminho! Sempre esteja comigo! Conceda- me a graça de atrair sucesso, alegrias saúde, prosperidade, amor e paz através de meus pensamentos, atos e palavras. Amado Arcanjo Gabriel, aumenta a minha disposição e o meu ânimo. Amado Arcanjo Gabriel, Anjo da esperança e da paz, Anjo da luz purificadora! Ilumina-me. Guia-me. Abençoa-me. Graças vos dou por ouvir as minhas preces. Amém.’’

(Inspirado no Livro ‘‘Ensinamentos do Arcanjo Gabriel’’ – Moacyr Martins)